A sustentabilidade precisa fazer parte do dia a dia dos meios de hospedagem. E quando a gente fala em sustentabilidade dentro da hotelaria a gente garante então um ambiente de trabalho que seja equilibrado nas nossas forças, onde a gente tenha um time consciente do uso dos recursos, entra aqui o elemento pessoas, entra a questão de treinamento, de cultura da empresa envolvida.
Porque a sustentabilidade é parte da cultura, é a forma como a gente enxerga as coisas, é a forma como a gente faz as coisas na sociedade, então se tem uma consciência de preservação dos recursos essenciais - esses mesmos que a gente recebe da sociedade e que sem eles os nossos negócios não poderiam existir e nem sobreviver.
Nós não somos só extratores dos recursos naturais. Nós não somos aproveitadores desses recursos. Nós também ajudamos a preservar. Nós também procuramos devolver, de forma consciente aquilo que a gente consome e isso não é só um desejo que está lá longe, uma utopia fora da nossa realidade. A sustentabilidade traz competitividade para o meio de hospedagem no sentido de que as pessoas estão mais conscientes, estão mais exigentes nesse aspecto e de que podem preferir comprar de empresa sustentáveis ao invés de comprar de empresas que não dão importância para isso.
Isso pode acontecer sim! Existe esse público, talvez você tenha aí no seu cadastro de hóspedes algumas pessoas assim. Pode ser que, se você perguntar para a pessoa se ela prefere o meio de hospedagem sustentável ou não, ela vai dizer prefere, mas na prática, na hora de escolher talvez ela escolha simplesmente porque ela gostou mais de determinado meio de hospedagem, simplesmente porque o preço é mais barato ou por uma série de outras coisas e não necessariamente por questão de sustentabilidade.
Mas isso não quer dizer que a gente não deva incorporar esses elementos e trazer essa cultura para dentro do nosso negócio porque esse é um trabalho que está muito relacionado a nós, a nossa devolução para a sociedade de tudo aquilo que a gente recebe, o nosso ser mais eficiente naquilo que a gente faz. Ter uma cultura de consciência de longo prazo.
Porque crescer pode ser pode ser fácil para algumas empresas que implementam estratégias de marketing, de venda bacanas, ela vai crescer mas como crescer de forma sustentável? Esse é o desafio! Porque crescer de forma desordenada, cheia de problemas, se hoje você apaga um incêndio daqui a pouco está apagando quatro, cinco, seis por dia e não é isso que a gente quer. E a sustentabilidade também está relacionada a isso.
Faz sentido isso para vocês? 😉 #sustentabilidade #hotelaria #pessoas #cultura