Qual a diferença entre satisfazer ou encantar o seu hóspede para garantir um atendimento de excelência?
Você sabe a diferença entre satisfazer e encantar o seu hóspede?
Eu quero começar esse papo falando de uma questão que precisa ficar com a pulguinha atrás da nossa orelha: satisfação e até mesmo o encantamento não é um diferencial nos dias de hoje. Já é uma obrigação!
Tá, ok... a gente precisa ter os nossos processos, ter o nosso atendimento, ter os nossos serviços, a estrutura do nosso negócio funcionando muito bem, isso é nossa obrigação quando a gente vende para as pessoas, enfim, é nossa obrigação oferecer sempre este melhor.
E aí eu queria enfatizar a diferença então entre satisfação e encantamento e lá no dicionário está que [...] satisfação é uma sensação agradável que sentimos quando as coisas correm de acordo com a nossa vontade; sensação de alegria, de contentamento, de prazer. Ou seja, voce oferece um serviço lá nas suas redes sociais, diz que a pessoa tem acesso a todas aquelas questões e ela chega lá, aquela estrutura, aquele serviço, ela realmente tem acesso a isso, e ela vai se sentir satisfeita, contente, vai sentir um prazer porque ela pagou por algo que de fato ela tá recebendo a satisfação.
E encantamento? O que define encantamento? É um estado de quem se deslumbra como reação a algo de bom que está vendo ou vivendo ou que está sentindo. Em um sentido mais místico, encantamento é algo mágico, de enfeitiçar com palavras e/ou com ações.
Então, veja só que a gente vai satisfazer a pessoa por obrigação, porque ela precisa se sentir satisfeita com tudo aquilo que a gente oferece para ela e que ela viveu com a gente, mas a gente também pode encantar essas pessoas, que é fazer com que elas tenham esse sentimento de deslumbramento por aquilo que elas estão vivendo!
E na hotelaria a gente consegue fazer isso de diversas formas e em muitos momentos, não só no durante a estadia mas toda jornada pode ser impactada positivamente, a pessoa vive uma experiência diferenciada com seu estabelecimento e então ela começa a olhar de um jeito diferente dentro da concorrência na hora de escolher para onde vai, se para aquele lugar que só me satisfaz ou para aquele que me encanta também?
Ou seja, a satisfação é obrigatória e o encantamento é como um plus que você vai ter dentro do seu negócio, desde que você tenha a sua equipe, a sua estrutura, a sua empresa totalmente preparada para isso também.
E aí, entendeu a diferença entre satisfação e encantamento? 😉
#hotelaria #turismo #qualidade #encantamento