
O hóspede está muito antenado em tudo que o espera na sua experiência de hospedagem. Por isso, você pode ajudá-lo de uma forma diferenciada e é sobre isso que eu quero falar no artigo de hoje!Vamos lá: para se diferenciar hoje em dia, o hoteleiro precisa dar um passo a mais além de se preocupar em oferecer um bom serviço, em ter uma diária competitiva, ... É um diferencial do hoteleiro se preocupar com a jornada do hóspede não só durante a sua viagem mas desde o momento da reserva, quando ele começa a planejar o seu roteiro, lá na casa dele, meses antes de ir viajar. Ou seja, vá além dos muros do seu meio de hospedagem!
Porque pensa comigo: olha que bacana ajudar o seu hóspede a encontrar os melhores momentos para viajar? Vá além daquilo que é esperado para um meio de hospedagem!
Talvez voce esteja perguntando: como é que eu vou fazer isso?
A primeira coisa é definir quais serão os canais de comunicação para que você transmita essas informações, esse conteúdo para o seu hóspede. E aqui você tem algumas opções como o e-mail marketing, as suas redes sociais, um blog do hotel, o seu WhatsApp (se tiver uma comunicação mais estreita com seus hóspedes pois esse é um canal muito pessoal e é preciso pedir autorização para as pessoas, explicando a sua intenção).
Feito isso, vamos às 5 dicas que podem ajudar o seu hóspede a construir o roteiro dele!
1) A primeira dica é sobre as tendências de viagem: O que que está em alta no momento, o que que as pessoas estão fazendo mais, o melhor momento de viajar, se estão viajando sozinhas, em grupos, se são viagens a lazer, viagens para cuidado pessoal, viagens de silêncio, de calma, em contato com a natureza... Ou aquelas viagens para socializar, fazer um network. Estar antenado ajuda a identificar qual que é o perfil do seu hóspede, para que você possa oferecer boas dicas para ele nesse sentido.
2) A segunda dica é oferecer o check list da mala: O que você acha de ajudar esse hóspede a montar a mala dele? Essa é uma dúvida também muito grande das pessoas sobre o que levar para cada um dos lugares, as coisas que ele pode levar aí para sua região de acordo com o momento, e a depender da situação você pode ajudá-lo criando, de repente, até um material que ele pode baixar, guardar ali no celular dele ou no computador para consultar sempre que quiser! Se é praia, se é montanha, se ele vai fazer uma trilha, se vai para uma cachoeira, ou seja, tudo que ele não pode esquecer no momento de viajar, adaptado a necessidade e ao roteiro dele.
3) A terceira dica: Ajude com relação a definir a melhor época do ano para ele visitar seu estabelecimento hoteleiro. De, verdade, essa é uma dúvida comum, imagina viajar para um lugar de praia onde em determinada época tem muito vento ou muita chuvas? O turista busca a contemplação e o registro do lugar que está visitando e onde ele vai conseguir ver as melhores paisagens. Então por que não ajudá-lo a decidir também qual é melhor época, o melhor mês do ano para ele fazer a sua viagem e montar o seu roteiro?
4) Na dica número 4, a gente tem os lugares que ele precisa conhecer. Mapeie a sua região, a sua cidade e também os roteiros em volta e faça aí um mapa dinâmico para ajudar esse hóspede onde ele pode clicar nos elementos e ver alguma foto ou alguma informação sobre um ponto turístico, um lugar em especial, uma beleza natural... Olha que bacana e o quanto você pode surpreender essas pessoas que estão ali montando seu roteiro e com várias dúvidas? Dúvidas sobre o que fazer primeiro ou o que escolher a depender da quantidade de dias que ele tem para fazer essa viagem.
5) E na quinta dica: qual o tempo necessário para viajar, ou seja, quanto tempo ele precisa para conhecer a localidade e os principais pontos turísticos, e caso ele queira se deslocar para localidades vizinhas, como ele pode fazer isso, quanto tempo ele vai levar considerando o tipo do deslocamento que ele vai fazer, qual vai ser esse meio de transporte, porque são informações e dúvidas muito comuns para as pessoas que vão conhecer os lugares principalmente pela primeira vez. A gente sabe que alguns lugares aqui no Brasil tem situações bem especiais, bem típicas, e as pessoas têm dúvida do que escolher, então você, que está aí presente e vive essa realidade é a melhor pessoa para ajudar o seu hóspede a montar um roteiro muito bacana!
E aí, o que achou dessas dicas?
#hospitalidade #bemreceber #satisfacao #feedback