Holística ou holístico é o nome meio é estranho mas é um adjetivo que a gente utiliza quando quer dizer uma visão geral, uma visão completa, por inteiro, não apenas uma parte. Vemos muito esse termo sendo utilizado na medicina quando os médicos falam de tratamentos holísticos que consideram analisar pessoa como um todo e não apenas os sintomas isolados.
Porém, a pandemia nos trouxe à tona muita preocupação em volta do nosso corpo, por causa do vírus, claro, mas ela também aflorou uma série de problemas mentais em muitas pessoas, e por isso a hospitalidade holística, que cuida da saúde e também do bem-estar das pessoas é uma tendência que veio para ficar. Esse conceito está relacionado ao turismo de bem-estar, que nada mais é do que a junção da indústria do turismo com a indústria do bem-estar ou seja viagens, ou seja, viagens que proporcionem o bem-estar pessoal, oferendo uma oportunidade para melhorar a saúde física e mental de maneira mais holística.
O turismo de bem-estar então, a ideia de desfrutar de lugares, de experiências e situações que contribuam para o equilíbrio pessoal, anti stress e de bem-estar de modo geral e hoje isso vai muito além de negócios que proporcionem só um SPA ou retiros. Turismo de bem-estar atualmente envolve outros aspectos, como por exemplo, alimentação saudável, rotina de exercícios, práticas mentais, experiências da natureza ou mesmo conexões entre as pessoas.
São também as chamadas slow travel, ou seja, as as viagens mais tranquilas, com menos deslocamentos, estadias mais longas nos destinos, tudo isso vem contribuindo bastante para o fortalecimento do turismo de bem-estar.
Outro ponto que também está bem relacionado a tudo isso e pode ser utilizado pelos hoteleiros é a questão da sustentabilidade, e aqui de um modo geral, como história do local, aspectos culturais da natureza com práticas espirituais, terapias com argilas especiais, águas minerais, caso tenha perto ingredientes locais e tradições culinárias, tudo isso pode ser também utilizado dentro dessa questão de turismo de bem-estar.
Então tudo isso começou a ser mais valorizado pelas pessoas, pelos hóspedes, e toda essa transformação no comportamento gera uma transformação na própria indústria da hospitalidade, que tem se adaptar aos novos hábitos, ao novo estilo de vida das pessoas e isso reflete diretamente naquelas preferências que elas possuem agora quando vão escolher um local para se hospedar, um local para conhecer.
Mesmo com a flexibilização das restrições mais severas, muitos hóspedes continuam manifestando constantemente o desejo de estar mais perto da natureza, também buscando por atividade ao ar livre, e essa preocupação com a saúde de um modo geral é uma grande oportunidade para os meios de hospedagens conseguirem ampliar a sua oferta de serviços para se adequar a essa nova demanda.
Até mesmo os hotéis que já possuíam spas também tiveram que se adaptar porque houve uma transformação também nos hábitos dessas pessoas, a preocupação com estética corporal, tratamentos faciais e coisas relacionadas ao seu bem-estar, até menos foco na beleza e emagrecimento e mais foco em qualidade de vida. Tanto que o Instituto Global Wellness prevê um crescimento de 17% no turismo de bem-estar até 2025.
Na prática, o que a gente vê é que o turismo de bem-estar está ganhou essa visão mais holística e hoje envolve experiências tanto para o corpo como para a mente e para o espírito. Questões como higiene, segurança, a busca pela saúde como um todo e até mesmo contato com a natureza passaram a ser considerados essenciais e muito importantes por muitas pessoas antes de considerar sua próxima viagem.
Logo, os hóspedes estão mais exigentes, procurando por acomodações em locais que eles realmente confiam, que possibilitem o acesso também áreas livres. E aí, a boa hotelaria, o bom hoteleiro precisa colocar a criatividade para jogo e buscar inovações, autenticidade dos seus produtos e serviços para criar experiências realmente saudáveis para os seus hóspedes e visitantes.
Além dessas questões de infraestrutura, existem muitas estratégias que podem ser utilizadas para proporcionar esse bem-estar: rituais de boas-vindas com chás relaxante, por exemplo, cheirinhos ou óleos essenciais que o cliente pode escolher para aromatizar o seu quarto, você pode oferecer aqueles mais calmantes e relaxantes para o momento de dormir, os próprios amenities, você pode utilizar para trazer essa experiência além da higiene, sais de banho, óleo corporal sensorial entre outros.
São muitas as possibilidades de experiência dentro do que tem a capacidade de despertar esse bem-estar no seu hóspede. É legal também que você utilize elementos que façam ele utilizar todos os sentidos para tornar a estadia ainda mais marcante, aplicando o marketing sensorial no seu meio de hospedagem.
Então recapitulando, hospitalidade holística não foca apenas em satisfazer uma necessidade do seu hóspede, ela visa olhar esse indivíduo como um todo, incorporando elementos que tragam saúde e bem-estar. Dessa forma, abre-se uma grande oportunidade no seu hotel ou sua pousada para explorar esses elementos na próxima estadia de algum cliente. E para isso, é importante que o hoteleiro esteja sempre antenado, buscando sempre uma gestão cada vez mais eficiente para o seu meio de hospedagem, seja olhando o mercado, fazendo o planejamento, contando com uma equipe qualificada, olhando com atenção para cada área do seu negócio e usando a tecnologia para automatizar o que for possível. O resultado: mais tempo para conseguir focar em ações e em tornar a experiência do seu hóspede a mais completa, mais holística, mais agradável que você consegue e tem capacidade de proporcionar!
E aí, o que voce achou dessa tendência da hospitalidade holística? 😉
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